Tecnologia Ubiquiti
A tecnologia de comunicação sem fio, via rádio, tem sido considerada, na maioria das organizações, apenas uma forma versátil e flexível de oferecer uma comunicação de forma imediata, ainda que restrita, a usuários visitantes.
Devido à flexibilidade propiciada pela comunicação sem fio, é praticamente universal o seu uso a fim de propiciar um acesso básico à Internet (guest users). Por outro lado, a tecnologia sem fio tem evoluído constantemente e hoje já estão disponíveis velocidades de comunicação da ordem de Gigabits/seg, bem como o aumento de desempenho multiplicado pela paralelização de fluxos de comunicação via rádio (MU-MIMO).
Tal evolução tecnológica tem levado muitas empresas a considerar a utilização da comunicação Wi-Fi de alta velocidade em substituição à rede cabeada.
Estas iniciativas tendem a ganhar mais popularidade na medida em que as interfaces baseadas na implementação IEEE 802.2ac tornem-se mais frequentes e disponíveis, principalmente nos dispositivos de usuário final. Por outro lado, a questão da segurança de acesso tem representado uma barreira importante na adoção de tecnologias Wi-Fi em aplicações críticas.
Com a tecnologia Ubiquiti é possível implementar estruturas de rede baseadas em Wi-Fi de alta velocidade, com balanceamento carga, QoS e distribuição inteligente dos acessos, bem como o emprego de tecnologia MU-MIMO para múltiplos fluxos.
Estas tecnologias, conjugadas a sistemas de autenticação e segurança apropriadas permitem a utilização de redes sem fio com performance compatível em relação às redes tradicionais cabeadas para a maior parte das aplicações.