O Gerenciamento Zabbix
O objetivo central do gerenciamento aplicado a estruturas de comunicação e servidores em Tecnologia da Informação é a aquisição por parte do gestor da capacidade de tomar decisões efetivas a fim de agir de forma proativa em relação a eventos que podem afetar a disponibilidade e desempenho dos serviços em rede de comunicações, assim como restaurar o mais rapidamente possível o estado operacional esperado.
No contexto atual, a grande questão que se apresenta aos gestores é a grande diversidade de serviços e tecnologias com que somos frequentemente confrontados e desafiados, intensificados por uma dinâmica transformadora que inevitavelmente introduz instabilidade, comportamentos indesejados ou imprevisíveis quanto ao comportamento sistêmico.
Um sistema de gerenciamento deve, portanto, dotar o gestor de TI de visibilidade plena e instantânea do estado operacional dos serviços quanto à sua disponibilidade a partir de métricas de desempenho, qualidade e consumo de recursos.
Desta forma, um sistema de gerenciamento que esteja configurado de forma a monitorar de forma abrangente os principais pontos de atenção de uma estrutura de informação baseada em redes de comunicação deverá permitir que o gestor possa reagir prontamente a falhas associadas a eventos que ameacem a continuidade de serviços importantes.
O sistema de gerenciamento deve fornecer informações relevantes que permitam a ação proativa, reduzindo intervenções emergenciais a partir de eventos críticos que possam causar um prejuízo operacional que poderia ser antecipado por níveis de threshold corretamente identificados e configurados.