A tecnologia 3CX representa o que há de mais avançado em termos de arquitetura de serviços de Comunicações Unificadas baseada inteiramente em software. O 3CX há muito se destaca no mercado global de Telefonia IP por ser uma implementação completa de PBX IP baseada no protocolo aberto SIP, inicialmente sobre a platafoma Windows e que agora também suporta a plataforma Debian Linux, contando com uma interface de configuração e gerenciamento extremamente intuitiva e fácil, totalmente gráfica.
A facilidade de uso tem sido o principal ponto de destaque para o sistema 3CX de telefonia IP. Encontra-se na versão 16, com uma interface de gerenciamento gráfica, via browser, extremamente rica e sobretudo fácil de utilizar, tornando-a bastante atraente por parte daqueles que buscam um aprendizado rápido e eficaz e efetividade na sua utilização.
Do ponto de vista do suporte, confere uma elevada autonomia ao gestor local, dispensando por completo um suporte especializado permanentemente ao seu lado, o que é característico de sistemas com interface de gerenciamento limitadas por sua complexidade e que apresentam elevada recorrência de suporte, até mesmo para a execução das tarefas mais simples e triviais. Este é o ponto forte do 3CX !
A facilidade de gerenciamento propiciada pelo sistema 3CX reflete-se em uma menor necessidade de homens-hora por parte da equipe de suporte, traduzindo-se automaticamente em menor custo de propriedade e na maior rapidez na recuperação de falhas.
Atualmente o 3CX pode ser implantado em qualquer plataforma, ou seja, pode ser instalado em uma plataforma Debian Linux, uma alternativa que permite economizar em licenças Windows, ou sobre o próprio Windows. E ainda foram mantidas, indistintamente da plataforma, as mesmas características e funcionalidades da interface de configuração e gerenciamento da versão Windows, mesmo em um ambiente composto por um servidor Linux.
Esta evolução permitiu ainda lançar a versão 3CX para máquinas virtuais, sejam elas VMware ou Hyper-V, VPS, ou ainda como um serviço em Nuvem, tanto no Google Cloud como na Amazon. Nas versões de pequeno porte é também possível usar um mini-server.
Com todas estas opções o leque de escolha para os clientes é bastante vasto, mesmo para aquelas empresas cujos requerimentos operacionais demandem serviços em Nuvem, no qual o 3CX se apresentará como um sistema extremamente versátil para atender este propósito.
Além das características de Telefonia IP, o 3CX agrega também integração com diversos CRMs do mercado, como Salesforce e ZenDesk, entre vários outros, gravações de conversações, autoatendimento, call-flow design, plena integração SIP, WebMeeting WebRTC, funcionalidades de Call Center e muito mais !
O 3CX apresenta ainda a possibilidade de utilizar um FQDN e certificados propiciados pela própria 3CX, facilitando a implantação para clientes de menor porte e que tenham dificuldades para administrar seus próprios domínios Internet. Por fim, opções de tunelamento, STUN e SBC para proteção estão à disposição e complementam a solução permitindo configurar ramais remotos ou pequenos sites interligados ao PBX IP. S4
Saiba mais sobre o 3CX e os benefícios que este sistema poderá trazer para a sua organização nas seções acerca de Informações e Contatos. A IP10 é um parceiro certificado em nível Advanced pela 3CX e conta com larga experiência, mais do que uma década, em Telefonia IP.